“Bomba de lava” do vulcão Kilauea atinge barco e deixa 23 feridos

“Bomba de lava” do vulcão Kilauea atinge barco e deixa 23 feridos

Uma “bomba de lava” do vulcão Kilauea, no Havaí, atingiu um barco turístico e deixou 23 feridos nesta segunda-feira (16). A embarcação da Lava Ocean Tours cobra US$ 250 (cerca de R$ 965) para levar turistas para ver de perto a área onde a lava toca o mar.

A explosão causou um buraco no teto e danificou uma das grades do barco. Um passageiro quebrou a perna, enquanto outros sofreram queimaduras. 13 pessoas foram levadas ao hospital e 10 tratadas no próprio local.

“O capitão fez o possível para deixar todo mundo calmo, mas é impossível. O rosto da Erin (namorada dele) estava coberto por fuligem e as minhas costas estavam fervendo”, detalhou Will Bryan, que estava na embarcação, à BBC.

As “bombas de lava” são lançadas de aberturas dos vulcões quando gases interferem com o magma (rocha líquida). A lava é o magma expelido do vulcão. As “bombas” saem como líquidos quentes e vermelhos de cerca de 1.500 graus Celsius de temperatura. Mas ao entrar em contato com o ar esfriam e formam crostas rígidas que variam de tamanho.

O Kilauea é considerado vulcão mais ativo e desde o dia 3 de maio está em erupção.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.