Hoje é o Dia do Cinema Nacional!

Hoje é celebrado o Dia do Cinema Nacional, a data é em homenagem ao primeiro registro de imagens em movimento, feito pelo cinegrafista e diretor Afonso Segreto em 19 de junho de 1898. Segreto fez um curso na França sobre a operação do cinematógrafo e acabou trazendo um dos equipamentos para o Brasil. As primeiras imagens foram da Baía de Guanabara, gravadas a bordo no navio francês Brésil.

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou uma programação para comemorar o dia. Veja abaixo:

– A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá exibe o filme “A Carta” durante o projeto Cinema na Lona, que acontece em 22 de junho, às 15h (classificação: livre). A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá fica na Estrada do Guandu, Rua 12, quadra 19, em Santa Cruz.

– O Cineclube Subúrbio em Transe realiza sessões cineclubista toda última quinta-feira do mês, às 19h, na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre. Após a exibição do filme, acontecem debates com convidados. A entrada é gratuita. Avenida São Félix 601, em Vista Alegre.

– A Arena Carioca Dicró (Penha Circular) exibe filmes todos os domingos, às 10h30. O próximo será a animação “Zé Colmeia – O Filme”, em 24 de junho, às 10h30. A entrada é gratuita. Rua Flora Lôbo 184, Penha Circular.

– O Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo – apresenta filmes às terças-feiras, às 17h, com histórias de esportistas ou acontecimentos relacionados ao esporte que marcaram a história na programação do Cine Castelinho. Nesta terça (19) será exibido o longa metragem “A História de uma Lenda”, sobre o grande ídolo do beisebol Jackie Robinson, o primeiro negro a quebrar a barreira da cor e participar da liga profissional norte-americana. A entrada é gratuita. Praia do Flamengo 158, Flamengo.

– O Memorial Getúlio Vargas recebe o I Seminário de Cinema Brasileiro para a Web no próximo dia 20 de junho, das 8h30 às 17h. O seminário tem como objetivo ser um ambiente de troca de experiências e incentivo à cultura da participação no audiovisual, principalmente em mídia livreO Memorial Getúlio Vargas fica na Praça Luís de Camões, s/nº, na Glória.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO