Estudo mostra que veneno de cobra faz rato queimar caloria

Estudo mostra que veneno de cobra faz rato queimar caloria

Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), revelou que a crotamina – uma substância isolada do veneno da cascavel – reduziu o peso e aumentou o metabolismo de ratos no período de 21 dias.

A descoberta publicada recentemente no “Scientific Reports” (revista do grupo “Nature”) revelou que a crotamina atua diretamente em moléculas que vão formar a gordura, fazendo de alguma maneira que essa molécula se transforme em gordura marrom – tipo específico de tecido adiposo que ajuda a queimar calorias.

O tecido adiposo marrom queima de forma mais rápida porque sua principal função é produzir calor para esquentar o organismo. Diferente da gordura branca, que é produzida para ficar armazenada e só queimar em confições mais adversas.

Os cientistas também relataram que a crotamina aumenta a sensibilidade à insulina, o que indica que a droga pode ter impacto positivo em doenças como diabetes. Além disso, ela também diminui os níveis de gordura no sangue – o que pode ser explorado em estudos com o colesterol. Os resultados são ainda preliminares e não há garantia de que os efeitos vistos nos camundongos serão reproduzidos em humanos.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.