RJ será o primeiro estado a adotar placas do Mercosul

RJ será o primeiro estado a adotar placas do Mercosul
RJ será o primeiro estado a adotar placas do Mercosul
Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro será o primeiro estado do Brasil a adotar as placas do Mercosul.  A partir desta terça-feira (11) os motoristas poderão ter acesso ao novo modelo. A troca, no entanto, não será obrigatória para todos os veículos.

O novo padrão terá quatro letras e três números. Os donos de veículos que quiserem trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolvem as novas placas já receberão o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, alteração de categoria do veículo e troca de placas danificadas.

Segundo o Detran-RJ, vai garantir mais segurança para a população. O modelo terá um QR Code com os dados de confecção, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro. Isso permitirá que a polícia saiba instantaneamente se o veículo foi clonado ou não.  A nova placa custará o mesmo valor do modelo antigo (R$ 219,35).

O lançamento da placa será nesta terça (11), às 10h, no posto do Detran na Avenida Francisco Bicalho, com a presença do ministro das Cidades Alexandre Baldy, do governador Luiz Fernando Pezão e do presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob.

Editor VisãoTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.