Rio

Um dia após o temporal, Rio segue em estágio de crise

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Um dia após o temporal, Rio segue em estágio de crise

Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

A cidade do Rio amanheceu nesta quarta-feira (10) ainda em estágio de crise, determinado pelo Centro de Operações, devido o temporal que começou na tarde de segunda-feira (8). As fortes chuvas provocaram a morte de 10 pessoas.

As dez mortes ocorreram em bairros das zonas Sul (Gávea, Leme, Botafogo) e Oeste (Santa Cruz, Jardim Maravilha) da cidade.

De acordo com o boletim divulgado pelo Centro de Operações Rio às 6h, “núcleos de chuva fraca” atuavam em alguns pontos da cidade naquela hora. Segundo o Alerta Rio, o transporte de umidade do oceano para o continente manterá o tempo instável no Município.

A previsão do tempo para esta quarta é que a cobertura do céu varie de nublado a encoberto, com possibilidade “de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento”, podendo ser “forte em curtos períodos de tempo”.

O temporal  é o mais forte dos últimos 22 anos:

Seis bairros do Rio registraram recordes históricos do acumulado de água: Jardim Botânico, Rocinha, Vidigal, Alto da Boa Vista, Copacabana e dois pontos da Barra da Tijuca (Barrinha e Riocentro).

Um mergulhão da Barra da Tijuca ficou completamente alagado. Bombeiros chegaram a mergulhar na água do local para saber se alguém havia se afogado, mas ninguém foi encontrado.

Foto: Lívia Torres/TV Globo

Foto: Lívia Torres/TV Globo

Em Santa Cruz, Zona Oeste, o  muro de um sítio na Favela do Rola caiu por conta da chuva e  jacarés que eram criados no local fugiram pelas águas. A Secretaria municipal de Meio Ambiente confirmou a informação.

“A Seconserma informa que a Central 1746 recebeu essa solicitação e foi registrada como queda de muro e encaminhada para a Defesa Civil. Quanto à fuga dos jacarés, a equipe da Patrulha Ambiental já foi acionada para incluir a demanda do pedido de resgate dos animais na programação do dia”, informou a pasta.

Um dia após o temporal, Rio segue em estágio de crise 2

Foto: Reprodução

Cerca de 59 sirenes foram acionadas em 36 das 103 comunidades que possuem o sistema de alerta.

  • Avenida. Niemeyer, em ambos os sentidos;
  • Alto da Boa Vista, em ambos os sentidos;
  • Mergulhão Billy Blanco (galeria Y – altura do Hospital Lourenço Jorge );
  • Avenida. Visconde de Albuquerque interditada em ambos os sentidos entre Av. Rodrigo Otávio e Av. Bartolomeu Mitre (trecho próx a CEDAE) para liberação da árvore que caiu em cima de um ônibus. Comlurb e Light no local.
  • Avenida. Epitácio Pessoa, próximo do Parque dos Pedalinhos, sentido Rebouças, com equipe da Comlurb no local fazendo limpeza.;
  •  Estrada do Magarça – Bairro Jardim Maravilha
  •  Avenida. Embaixador Abelardo Bueno, altura da Av. Ayrton Senna;
  • Estrada. do Itanhangá, Alt. Muzema
  • Diversas vias da Ilha do Governador apresentam acúmulo de água.
  • Rua Canduá, 232 – Jardim Carioca (Ilha), está parcialmente ocupada por deslizamento de terra. Bombeiros, Defesa Civil e Comlurb acionados.

Transportes:

  •  Trens:

A queda de um muro sobre a via férrea nas proximidades da estação Del Castilho, na Zona Norte, faz com que o ramal de Belford Roxo opere apenas com serviço parador. De acordo com a SuperVia, os destroços do muro foram retirados do local, mas, por questões de segurança, a linha só será liberarada avaliação estrutural do imóvel.

Ramal Deodoro: Trens paradores – intervalo de 8 minutos. Trens expressos – intervalo de 4 minutos.

Ramal Santa Cruz: Intervalo entre 8 e 15 minutos.

Ramal Japeri: Intervalo entre 8 e 15 minutos.

Ramal Belford Roxo: Intervalos irregulares.

  • Aeroportos:

Aeroportos Santos Dumont e Galeão operam em condições visuais para manobras de pousos e decolagens, neste momento.

  • Brt:

Todos os serviços dos três corredores estão operando regularmente.

  • Metro:

As Linhas 1, 2 e 4 estão funcionando sem alterações. O Metrô Na Superfície segue com os ônibus da linha Antero de Quental x Gávea operando normalmente, já os da linha Botafogo x Gávea estão funcionando até o Humaitá.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO