Rio investiga cinco casos suspeitos de coronavírus no estado, um deles em Nova Iguaçu

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O estado do Rio investiga cinco casos suspeitos de coronavírus, informou a Secretaria estadual de Saúde (SES) na noite da última quarta-feira (26).

Dois estão na capital, outros dois em Niterói e um em Nova Iguaçu. Amostras de fluidos corporais foram recolhidas e mandadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) e para a Fiocruz.

Rio investiga cinco casos suspeitos de coronavírus no estado, um deles em Nova Iguaçu

Foto: Josué Damacena (IOC/Fiocruz) / Divulgação

Um dos casos suspeitos de coronavírus é de uma mulher de 49 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do bairro Botafogo, em Nova Iguaçu. Segundo a Secretaria municipal de Saúde do município, ela foi ao Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse) com sintomas de tosse, febre e coriza.

“Após ser avaliada e classificada na categoria verde, de baixa complexidade conforme o protocolo do Ministério da Saúde, ela foi encaminhada à Upa do bairro Botafogo”, informa a nota.

“Somente quando foi atendida na Upa, a paciente informou que esteve na Europa, com uma conexão em Milão, na Itália, que já confirmou mortes por coronavírus Covid-19.

Mesmo sem a confirmação da contaminação da paciente, a Secretaria Municipal de Nova Iguaçu iniciou o protocolo de bloqueio ao coronavírus, enviando uma equipe até a Upa de Botafogo e também ao Hospital da Posse”, descreve o comunicado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Nova Iguaçu, nesta quinta-feira “a residência da família da paciente será visitada para que os familiares e pessoas que tiveram contato com ela sejam orientados como proceder até que o diagnóstico seja confirmado”.

Primeiro caso no Brasil:

Na quarta (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus do Brasil. O homem de 61 anos voltou da Itália na última sexta-feira e procurou o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na segunda-feira, quando começou a apresentar os sintomas. Um exame preliminar feito na unidade de saúde havia dado positivo para o vírus.

 A contraprova foi feita no laboratório Instituto Adolfo Lutz que também deu resultado positivo.

O Brasil investiga pelo menos 20 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. Os pacientes são de onde estados brasileiros, além do Distrito Federal: Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Até o momento, 59 casos suspeitos foram descartados após exames darem negativo para o novo coronavírus ou positivo para outros vírus circulantes no Brasil.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO