Rio

Prefeitura reduz idade do idoso de 65 para 60 anos

Prefeito sanciona lei que reduz para 60 anos idade para que alguém seja considerado idoso no Rio

Foto: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

O prefeito Marcelo Crivella sancionou a lei que reduz a idade para que alguém seja considerado idoso no município do Rio de Janeiro. A medida foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7).

Atualmente a idade considerada pela cidade do Rio é de 65 anos. A partir da lei, passa a ser de 60 anos. Com a mudança, mais pessoas passam a ter direito a benefícios como meia-entrada em cinemas, teatros e museus; prioridade nos atendimentos; e isenção em taxas.

Eliseu Kessler (PSD) autor do projeto na Câmara dos Vereadores, destacou que a nova lei regulamenta uma decisão que já é nacional. “O Estatuto do Idoso já diz que é a partir de 60 anos. Essa lei regulamenta o que já é nacional e vai beneficiar principalmente a população de baixa renda. Imagina quem ganha um salário mínimo ter que custear remédio, alimentação e ainda o valor de transporte?”, explicou o vereador.
Apesar de o vereador dizer que a ampliação das gratuidades não afetaria o cálculo da tarifa de ônibus, atualmente, o valor da passagem no Rio é de R$ 3,95. Segundo informações da prefeitura no final da tarde de hoje, a gratuidade para o transporte público continuará a valer a partir de 65 anos.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO