Rio

Operação Boca de Lobo prende o governador do Rio Luiz Fernando Pezão

Operação Boca de Lobo prende o governador Luiz Fernando Pezão

Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Polícia Federal prendeu no início da manhã desta quinta-feira (29) o governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão. A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão ao governador por volta das 6h no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado.

Após prestar depoimento à Polícia Federal, o governador ficará preso em uma sala especial no batalhão da Polícia Militar em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Os secretários Iran Peixoto Júnior, de Obras, e Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, de Governo, e Marcelo Santos Amorim, sobrinho do governador, também foram presos nesta manhã. Ao todo, 9 mandados de prisão e 31 de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça.

A operação Boca de Lobo é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro de Sérgio Cabral. O ex-governador, de quem Pezão foi vice, também está preso.

O “homem da mala” revelou o pagamento de mesada de R$150 mil para o governador na época em que ele era vice do então governador Sérgio Cabral. Também houve o pagamento de 13º de propina e ainda dois bônus de R$ 1 milhão como prêmio.

O governador se surpreendeu e achou que seriam cumpridos apenas mandados de busca e apreensão no local. De acordo com o relato, Pezão reagiu bem à voz de prisão e chamou seus advogados imediatamente.

A força-tarefa da Lava Jato afirma que solto o governador poderia dificultar ainda mais a recuperação dos valores, além de dissipar o patrimônio adquirido em decorrência da prática criminosa. De acordo com o Ministério Público Federal, o esquema de corrupção ainda estava ativo.

Após a prisão de Luiz Fernando Pezão, assume automaticamente Francisco Dornelles, vice-governador do estado.

Os quatro últimos governadores eleitos do Rio de Janeiro estão ou já foram presos. Sérgio Cabral, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus foram presos quando já não eram mais governadores do Rio.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO