Rio

Escolas do município do Rio funcionarão apenas até as 12h nesta quarta por causa da previsão de temporal

Escolas do município do Rio funcionarão apenas até as 12h nesta quarta por causa da previsão de temporal

Foto: Divulgação/Prefeitura

A prefeitura do Rio anunciou, nesta terça-feira (12), que as escolas da cidade funcionarão apenas no turno da manhã, até 12h, na quarta-feira (13), devido à possibilidade de chuva forte na capital. O pedido foi estendido à rede privada.

“Fizemos uma reunião ontem com diversos órgãos para essa previsão de chuva amanhã. Primeira coisa, vamos conceder um meio expediente para as escolas amanhã para diminuir o fluxo de trânsito na cidade a partir de 12h.”, afirmou Paulo Messina, secretário da Casa Civil.

Segundo o secretário, equipes da Comlurb e CET-Rio estarão localizadas em pontos já fragilizados.

“Pedimos que as pessoas não coloquem lixo nas ruas, pois não haverá coleta de lixo durante o temporal. A coleta só acontecerá depois do temporal. Light e Rio Luz terão gerentes 24h no COR para resolver possíveis problemas. Durante a chuva, pedidos: vamos adotar índices mais conservadores; a partir de 45 milímetros de chuva, as sirenes irão tocar”, explicou o secretário.

O prefeito Marcelo Crivella ressaltou que a cidade deve passar por mais um evento que “inspira cuidados”.

“A prefeitura vai estar com milhares de funcionários de plantão, as medidas de segurança serão anunciadas pelo Paulo Messina. Queria fazer um apelo: pessoas que vivem nas encostas do Rio de Janeiro, sobretudo as mais íngremes, saiam dessas áreas, pois são as áreas mais perigosas”, afirmou Crivella.

De acordo com a prefeitura, se houver necessidade, poderão ser fechadas a Avenida Niemeyer, a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista.

“Haverá fechamento de três vias. a Avenida Niemeyer, que já está fechada; a Autoestrada Grajaú-Jacarepagua se tiver 45mm em uma hora e o Alto da Boa Vista, se chover 60 milímetros em uma hora.”

A Marinha emitiu aviso de alerta de ressaca para o RJ a partir das 10h de quarta até 10h de quinta-feira (14), com previsão é de ondas de até 2,5 metros.

Segundo o serviço de meteorologia do Centro de Operacoes da Cidade do Rio, o volume médio esperado para a cidade entre a tarde de quarta-feira (13) e a manhã de quinta-feira (14), é de 80 milímetros. Em alguns locais, a chuva pode cair com mais intensidade, chegando aos 100 milímetros.

“Duas horas antes da precipitação, deveremos saber onde será o epicentro da crise” afirma o prefeito.

Nesta terça, a máxima prevista é de 40°C com tempo claro a parcialmente nublado passando a nublado e com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas da Região Metropolitana.

A prefeitura também ressaltou que a população pode enviar mensagem de texto para o número 40199 para receber informações da prefeitura com alerta das chuvas. 

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO