Rio

Chuva deixa o Museu Casa do Pontal embaixo d’água

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O Museu Casa do Pontal, considerado o mais importante catálogo de arte popular do Brasil, localizado no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, também foi prejudicado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na segunda-feira (8).

Chuva deixa o Museu Casa do Pontal embaixo d'água

Foto: Divulgação

Até a noite de terça-feira (9), o local permanecia alagado. A água invadiu os corredores e salas. Mais de 300 obras foram retiradas das galerias e outras 4.000  peças ainda estão com alto risco de serem atingidas.

De acordo com a assessoria do museu, as inundações começaram depois da construção de um condomínio no entorno do Museu que colocou o terreno em risco de alagamento.

Chuva deixa o Museu Casa do Pontal embaixo d'água2

Foto: Divulgação

A Prefeitura cedeu um terreno na Barra da Tijuca garantindo recursos para construção de uma nova sede. As obras começaram em junho de 2016 e estavam previstas para terminar em julho de 2017. No entanto, as obras estão paralisadas há mais de 20 meses.

“Já temos 70% da sede nova construída, faltam 30%, isso é muito pouco. Este acervo guarda a preciosa história da arte popular do país. Não se pode abrir mão deste patrimônio e de nossa identidade brasileira e nos deixarmos imobilizar. O momento é crítico, uma verdadeira emergência!”, explica a pesquisadora Angela Mascelani.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO