Quatro matemáticos ganham a medalha Fields, entregue no Rio de Janeiro

Quatro matemáticos ganham a medalha Fields, entregue no Rio de Janeiro

Os vencedores da medalha Fiels, entregue pela primeira vez no Brasil, foram: o iraniano Caucher Birkar, o italiano Alessio Figalli, o alemão Peter Scholze e o indiano Akshay Venkatesh. O Rio de Janeiro está sediando a partir desta quarta-feira (1) o Congresso Internacional de Matemática (ICM), que acontece a cada quatro anos.

Mais de três mil matemáticos compareceram a entrega da prestigiosa medalha nesta quarta. A cerimônia aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio. O IMC ocorre até o dia 9 de agosto.

A medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, é um prêmio concedido a dois, três ou quatro matemáticos com não mais de 40 anos de idade. Popularmente o prêmio é conhecido como Nobel da Matemática.

Na edição passada da entrega da comenda, em 2014, um dos premiados foi o carioca Arthur Ávila, que se tornou o primeiro matemático da América Latina a receber a medalha Fields. Ele foi reconhecido por pesquisa no Brasil e na França sobre a teoria do caos e o chamado “efeito borboleta”. Ávila estava na plateia e foi aplaudido quando anunciaram seu nome.

Iraniano tem medalha furtada após recebê-la

O iraniano Caucher Birkar teve a medalha Fields furtada 30 minutos após recebê-la.

Caucher havia deixado a medalha junto com a carteira e um celular em uma pasta em cima de uma mesa. Depois de perceber o furto, ele ainda encontrou a pasta jogada embaixo de uma arquibancada, mas ela só continha o celular.

A equipe de segurança do Rio Centro usou câmeras para tentar localizar os ladrões. Um suspeito já foi identificado.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.