Prefeitura do Rio lança programa para tratamento de varizes

Prefeitura do Rio lança programa para tratamento de varizes

Hoje (10) o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, lançou um programa para tratamento de varizes graves que pretende acabar com a espera de 3.700 pessoas que aguardam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) para uma solução do problema.

A medicação utilizada – Polidocanol – é injetada na veia em forma de espuma, provocando o fechamento das varizes e acelarando a cicatrização. São necessárias em média três ou quatro aplicações do produto em intervalos de duas ou três semanas. O Ministério Público reconheceu o método e aprovou a prática do procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento, de baixo risco, é realizado sem a necessidade de internação do paciente e em muitos casos substituirá a cirurgia. O método será implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos hospitais municipais Rocha Faria, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Salgado Filho e Miguel Couto. É esperado que 100 pacientes que aguardam na fila do Sisreg sejam atendidos semanalmente.

No Brasil, aproximadamente 70% dos adultos têm algum tipo de varize e o problema é o 14° causador de afastamentos do trabalho.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.