Legislativo da Rússia aprova regra para que Putin fique no poder até 2036

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O Parlamento da Rússia aprovou nesta quarta-feira (11) mudanças na Constituição do país que vão permitir que Vladimir Putin permaneça mais 12 anos no poder depois do fim do seu mandato atual, que acaba em 2024.

A Câmara de Deputados, conhecida como Duma, é controlada pelo governo russo. A maioria dos legisladores votou a favor de uma série de emendas constitucionais. Foram 383 votos a favor, 0 contra e 43 abstenções.

Essas novas regras, no entanto, serão submetidas a um julgamento no Tribunal Constitucional e, depois, a uma votação nacional, agendado para o dia 22 de abril.

Os opositores do governo russo afirmaram que essa é uma manipulação, e convocaram protestos.

Legislativo da Rússia aprova regra para que Putin fique no poder até 2036

Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters

Vladimir Putin:

Putin, de 67 anos, é um ex-agente da KGB, o antigo serviço de inteligência soviético, e está no poder no país há mais de 20 anos.

Inicialmente, ele foi presidente durante dois mandatos consecutivos de quatro anos. Ao fim desse período, um aliado dele, Dmitry Medvedev, assumiu a presidência, enquanto o próprio Putin serviu como primeiro-ministro.

Durante o governo de Medvedev, o mandato passou a ser de seis anos. Putin foi eleito então em 2012 e, novamente, em 2018.

A reforma constitucional aprovada pela Duma nesta quarta-feira (11) permitiria que Putin pudesse concorrer mais duas vezes depois de 2024.

As mudanças redistribuem os poderes executivos do governo russo e aumentam o poder do presidente.

Também foram votados a proibição ao casamento de pessoas do mesmo gênero e a “crença em Deus” passa a ser considerada legalmente um valor tradicional russo.

A proposta para dar mais tempo ao atual presidente foi feita pela deputada Valentina Tereshkova. Ela foi a primeira mulher do mundo a viajar para o espaço.

Logo depois do discurso dela, Putin apareceu no Congresso e verbalizou seu apoio.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO