Jornal recorre ao STF para ter acesso a exame de Bolsonaro para Covid-19

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O jornal “O Estado de S. Paulo” recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o presidente Jair Bolsonaro a divulgar o exame que fez para Covid-19. De acordo com Bolsonaro, o resultado foi negativo, mas ele nunca apresentou o exame.

Na última sexta-feira, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha, suspendeu uma decisão judicial que garantia ao jornal o acesso ao documento.

Na primeira instância, a Justiça Federal de São Paulo deu decisão favorável ao jornal. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu, mas a o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), sediado em São Paulo, manteve a determinação. Por fim, a AGU foi ao STJ pedir a revogação da decisão, o que foi aceito por Noronha.

Jornal recorre ao STF para ter acesso a exame de Bolsonaro para Covid-19

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Após a decisão em primeira instância, a AGU apresentou um relatório médico informando que Bolsonaro não apresentava sintomas da Covid-19 e que os dois exames que ele realizou deram negativos. Mas a juíza federal Ana Lúcia Petri Betto, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, determinou que a AGU fornecesse os laudos de todos os exames feitos pelo presidente para a Covid-19.

Ela considerou que o relatório médico “não atendia de forma integral à determinação judicial”.

Polêmica:

A polêmica em torno dos exames realizados por Bolsonaro começou logo após ele voltar de uma viagem aos Estados Unidos, durante a qual mais de 20 integrantes da sua equipe foram diagnosticados com a Covid-19.

Entre os infectados estavam o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o secretário especial de Comunicação, Fábio Wajngarten. Segundo a Presidência, Bolsonaro foi submetido a dois exames, ambos em março e com resultado negativo. Apesar das cobranças, ele se recusa a mostrar os resultados publicamente.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO