Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta em todo o país

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love
Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta em todo o país

Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Começa nesta quarta-feira (10) a campanha  de vacinação contra a gripe em todo o país. A mobilização vai até 31 de maio em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 10 e 18 de abril, primeiros dias da campanha, serão priorizadas as crianças e gestantes. Para os que se enquadram em outras categorias, a vacinação será oferecida a partir de 22 de abril.

A campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. A contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.

Até março deste ano já foram notificados 232 casos de influenza e a morte de 50 pessoas no país. Alguns estados tiveram que antecipar o início da campanha por causa de surtos imprevistos de gripe. No Amazonas, por exemplo, a vacinação começou em 20 de março.

Quem pode se vacinar gratuitamente:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.
Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO