Incêndio no CT do Flamengo deixa 10 mortos e 3 feridos

Incêndio no CT do Flamengo deixa 10 mortos e 3 feridos1

Foto: Agência estado

Dez pessoas morreram em um incêndio no CT, Centro de Treinamento, do Flamengo em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (8). Os bombeiros foram acionados por volta das 5h.

O fogo atingiu parte dos alojamentos onde dormiam jogadores entre 14 e 17 anos que não residiam no Rio. As 6 vítimas identificadas até às 13h: eram atletas da base do time.

Entre as mortes confirmadas estão:

  • Christian Esmério: Goleiro das categorias de base do Flamengo.
  • Arthur Vinicius: morava com a família em Volta Redonda e completaria 15 anos no sábado (9).
  • Pablo Henrique da Silva Matos: jogador do sub-17 do Flamengo, nasceu em Minas Gerais. É primo do zagueiro Werley, do Vasco.
  • Bernardo Pisetta: tinha 14 anos e estreou no Flamengo em agosto de 2018. Veio de Indaial, Santa Catarina.
  • Vitor Isaias: tinha 15 anos;
  • Athila Paixão: 17 anos.

 

Três adolescentes ficaram feridos e foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra:

  1. Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos, de Fortaleza, Ceara.
  2. Francisco Diogo Bento Alves, 15 anos.
  3. Jonathan Cruz Ventura, 15 anos, em estado mais grave.

Os três feridos são de fora do Rio de Janeiro.

Às 8h40, Jonathan foi levado para o centro cirúrgico. O jovem sofreu queimaduras em cerca de 35% do corpo e será transferido para o Hospital Municipal Pedro II, Santa Cruz.

Funcionários e médicos do Flamengo estiveram na unidade e a expectativa é de poder transferir os meninos assim que a situação for estabilizada.

Segundo um funcionário que trabalha no setor administrativo da base do Flamengo, os jovens seriam transferidos do local onde estavam alojados na semana que vem. Ainda, segundo ele, a base do clube migrou para onde era o profissional e já estava em processo de mudança.

De acordo com as mães de atletas, o treino cancelado, por causa da chuva na noite de quarta-feira, liberou os jovens que moram no Rio para dormir em suas casas.

“Se tivesse treino hoje, a tragédia teria sido muito maior”, afirma uma mãe.

Peritos identificam possibilidade de curto-circuito em ar-condicionado:

Incêndio no CT do Flamengo deixa 10 mortos e 3 feridos3

Foto: Arquivo pessoal

De acordo com informações do comentarista de segurança do RJ1, TV Globo, Fernando Veloso, peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, que estão no alojamento do Centro de Treinamento do Flamengo que afirmaram que foi identificado um curto-circuito no ar-condicionado

A perícia ainda está em curso e não há uma avaliação final das causas da tragédia.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, o  Ninho do Urubu ainda não possuía documentação definitiva dos bombeiros. Segundo a assessoria de comunicação da corporação, o local está em processo de regularização de documentos junto ao órgão, o que significa que ainda não possui o Certificado de Aprovação (CA).

O certificado de aprovação atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente.

Em nota, o Corpo de Bombeiros explicou que “a não existência do CA não significa, por si só, que o local não possuía os dispositivos, e sim que não era aprovado pelo Cbmerj”.

A polícia chegou ao local para fazer a perícia às 9h50, . Um inquérito foi instaurado na 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) para apurar as causas do desastre. Uma força-tarefa foi montada no Instituto Médico Legal (IML) do Rio para a identificação dos corpos, já que todos estão carbonizados.

Semifinais da Taça Guanabara são adiadas:

Na reunião realizada na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ficou decidido o adiamento da rodada do Campeonato Carioca, programada para este fim de semana.  Sendo assim, Flamengo x Fluminense passou de sábado para quinta-feira, no Maracanã; e Vasco x Resende na quarta.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro decretou luto de três dias e disse que não haverá qualquer partida de futebol no Estado durante o fim de semana.

Autoridades e atletas :

Autoridades, atletas e artistas usaram suas redes sociais para lamentar o ocorrido no CT, Centro de Treinamento, do Flamengo em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (8).

O governador Wilson Witzel manifestou condolências na rede social Twitter e disse esperar “minuciosa investigação”.

Em nota, o presidente Jair Bolsonaro lamentou. “Nesta manhã, tomamos conhecimento da triste tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do Flamengo, vitimando jovens vidas que iniciavam sua caminhada rumo à realização de seus sonhos profissionais. Consternado, o Presidente da República se solidariza com a dor dos familiares neste momento de luto.”

Hamilton Mourão, vice-presidente:

 Raquel Dodge, Procuradora-geral da República, afirmou em discurso durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público que o Brasil passa por uma “sucessão de fatos e desastres evitáveis” e “preveníveis”.

Através de suas páginas oficiais, Corinthians, Botafogo e Fluminense foram alguns dos times que se manifestaram e prestaram solidariedade às vítimas e familiares.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO