Terremoto atinge a região da Nova Caledônia, no Pacífico Sul

Terremoto atinge a região da Nova Caledônia, no Pacífico Sul

Foto: Jean Jacques Brunet / Facebook / via Reuters

Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu nesta quarta-feira (5) as Ilhas Lealdade, um arquipélago francês da Nova Caledônia, no Pacífico Sul. Não há relatos sobre vítimas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro de Tsunami do Pacífico, após o tremor, foi emitido um alerta de tsunami em um raio de 1.000 km ao redor do epicentro.

Segundo autoridades do serviço de proteção civil,  ondas de dois metros se formaram na Ilha dos Pinos, provocando pequenos danos. Não há relato de vítimas. Em Lenakel, em Vanuatu, as ondas chegaram a até 72 centímetros de altura.

O alerta mostrava que ondas gigantes poderiam chegar também à costa da Austrália, além de Ilhas Fiji, Nova Zelândia, Japão, entre outros países.

O terremoto foi precedido por um outro tremor de magnitude 6. Onze réplicas foram registradas até 5h30 desta quarta-feira, no horário de Brasília,  na mesma região. O tremor secundário mais forte atingiu 6,6 de magnitude.

As autoridades da Nova Caledônia ordenaram a “saída imediata” da população localizada no litoral. A nota divulgada pelo gabinete do Alto Comissário da República da França na Nova Caledônia indicou que as pessoas seriam levadas para abrigos enquanto estivessem em vigor as medidas de segurança para todo o território.

No caso de não poder ir a uma área de refúgio, as autoridades pediram que as pessoas se afastassem do litoral por mais de “300 metros” ou buscassem uma posição elevada de pelo menos 12 metros.

A Nova Caledônia está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO