Reino Unido afirma que Irã tentou bloquear navio petroleiro britânico

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

Três embarcações iranianas tentaram impedir a passagem de um navio-tanque da petroleira britânica BP pelo Estreito de Hormuz, mas recuaram, anunciou o governo britânico nesta quinta-feira (11).

Reino Unido afirma que Irã tentou bloquear navio petroleiro britânico

Foto: Cengiz Tokgoz/Reuters – 1.3.2019

“O HMS foi forçado a se posicionar entre as embarcações iranianas e o British Heritage e fazer alertas verbais às embarcações iranianas, que então se desviaram”, disse um porta-voz do governo britânico em um comunicado.

O impasse aconteceu após um alerta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que as sanções norte-americanas ao Irã aumentarão “substancialmente”, como parte do empenho dos EUA para conter as atividades nucleares iranianas e o comportamento da República Islâmica na região.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, general Mohammad Bagheri, afirmou que a apreensão britânica não ficará sem resposta, mas a República Islâmica negou ter tentado deter o British Heritage.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, refutou o relato britânico, que considerou “sem valor”, de acordo com informações da agência de notícias Fars.

Rota de petróleo:

A rota de petróleo mais importante do mundo conecta produtores do Oriente Médio a mercados da Ásia, Europa, América do Norte e além. A passagem tem 33 quilômetros de largura em seu ponto mais estreito, mas a rota marítima tem meros três quilômetros de largura em cada direção.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO