Número de mortos após tsunami na Indonésia chega a 429

Número de mortos após tsunami na Indonésia chega a 429

Foto: Tatan Syuflana / AP Photo

De acordo com as autoridades da Indonésia, chega a 429 o número de mortos no tsunami após a erupção do vulcão Anak Krakatoa.  As informações foram divulgadas nesta terça-feira (25).

As equipes de resgate continuam a busca de mais vítimas. Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), afirmou que também há pelo menos 154 pessoas desaparecidas. O número de feridos está em mais de 1.500.

As fortes chuvas atrapalham os trabalhos das equipes de resgate, que vasculham escombros ao longo de cerca de 100 km de litoral. A falta de água potável e de medicamentos dificultam a missão e afeta milhares de pessoas refugiadas em centros de emergência.

 “Muitas crianças estão doentes, têm febre, dor de cabeça e não há água suficiente”, afirma  à agência France Presse Rizal Alimin, médico da ONG Aksi Cepat Tanggap, em uma escola transformada em abrigo improvisado.

As equipes transportam ajuda  por estrada. Dois barcos do governo abastecem as ilhas próximas das costas de Sumatra, onde os habitantes estão bloqueados.

Equipes de resgate usaram máquinas pesadas, cães farejadores e câmeras especiais para detectar corpos na lama e nos destroços ao longo de 100 km da costa oeste de Java, e autoridades informaram  que as buscas seriam expandidas para o sul.

“Existem vários locais que pensávamos que não tinham sido afetados”, disse à Reuters Yusuf Latif, porta-voz da agência de busca e salvamento do governo. “Mas agora estamos avançando para áreas mais remotas… e de fato há muitas vítimas lá”, acrescentou.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO