Nasa localiza robô ‘perdido em Marte’

Nasa localiza robô ‘perdido em Marte’

Foto: Nasa

Perdido em Marte” desde junho, quando se comunicou pela última vez, o veículo-robô Opportunity foi localizado pela Nasa na superfície do planeta.

Imagem feita no último dia 20 de setembro pela câmera  HiRise, a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), mostram o equipamento como um pequeno ponto brilhante ainda nos declives do Vale da Perseverança, onde hiberna desde a gigantesca tormenta de poeira de junho, que cobriu todo o planeta durante meses.

Sem os raios solares para alimentar suas baterias, devido ao bloqueio da poeira, o robô entrou em hibernação. Os cientistas da Nasa aguardam a retomada de contato pelo Opportunity.

Desde o último dia 11, pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), responsável pela missão, têm aumentado a frequência das transmissões de comandos para o Opportunity na esperança de que ele “acorde” da hibernação forçada. Construído para passar cerca de três meses em Marte e percorrer pouco menos de um quilômetro na sua superfície, o Opportunity ultrapassou em muito os parâmetros da missão original e já está há mais de 14 anos explorando o planeta, tendo percorrido quase 45 quilômetros neste período.

 

 

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO