Meteorito de 5,5 kg vai a leilão

Meteorito de 5,5 kg vai a leilão

Foto: Mike Segar/Reuters

O meteorito de origem lunar de 5,5 quilos descoberto na África no ano passado está sendo leiloado na RR Auction, com sede em Boston, Estados Unidos. A casa de leilões espera que ele seja vendido por US$ 500 mil ou mais. Os lances continuam até esta quinta-feira (18).

É “um dos meteoritos mais importantes disponíveis para aquisição em qualquer lugar do mundo”, e um dos maiores pedaços da Lua já colocados à venda, segundo a RR Auction.

A rocha com o código NWA 11789 tem o apelido de “Buagaba”. O meteorito foi encontrado no ano passado em uma área da Mauritânia, mas provavelmente mergulhou na Terra há milhares de anos.

O meteorito é na verdade composto de seis fragmentos que se encaixam como um quebra-cabeça. A maior dessas peças pesa cerca de 3 quilos.

De acorco com Geoff Notkin, CEO da Aerolite Meteorites, que está vendendo a pedra, a maioria dos meteoritos lunares encontrados é do tamanho de uma noz ou de uma bola de golfe.

“Assim que vimos isso, sabíamos que era extraordinariamente incomum”, afirma. É também um dos poucos meteoritos lunares conhecidos com o que os especialistas chamam de “crosta de fusão parcial”, causada pelo forte calor que queima a rocha à medida que ela desce pela atmosfera.

Segundo Robert Livingston, vice-presidente executivo da RR, “Esta é a única maneira de um colecionador particular colocar as mãos em um pedaço da Lua, porque as rochas trazidas pelos astronautas são propriedade do governo dos EUA”.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO