Irã anuncia que vai injetar gás de urânio em 1.044 centrífugas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O presidente do Irã, Hassan Rouhani,anunciou nesta terça-feira (5) que o país vai começar, na quarta (6), a injetar gás de urânio em 1.044 centrífugas que antes estavam vazias, conforme previsto pelo acordo nuclear firmado em 2015. As máquinas ficam em Fordo, cerca de 180km ao sul de Teerã.

“A partir de amanhã [quarta-feira], começaremos a injetar gás (urânio em estado gasoso) em Fordo”, informou Rouhani, em referência ao procedimento utilizado para produzir urânio enriquecido em isótopo 235 a partir destas máquinas.

Irã anuncia que vai injetar gás de urânio em 1.044 centrífugas

Foto: Brendan Mcdermid/Reuters

O anúncio de Rouhani significa que a instalação nuclear na cidade, que fica em meio a montanhas, vai novamente se tornar um centro atômico ativo em vez de um centro de pesquisa, como previsto no acordo de Viena, de quatro anos atrás.
A existência das usinas em Fordo só veio a público há dez anos. As máquinas de Fordo são do tipo IR-1, de primeira geração. Conforme o trato de 2015, o Irã somente tinha autorização para manter ativas as centrífugas desse tipo em Natanz, cerca de 315km ao sul de Teerã.

Em mais violações do acordo de 2015, o país anunciou, na segunda-feira (4), que estava operando 60 centrífugas avançadas do tipo IR-6, capaz de produzir urânio enriquecido dez vezes mais rápido que os aparelhos IR-1.

O chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, disse, ainda, que os iranianos trabalham em protótipos de uma outra centrífuga, a IR-9, ainda mais avançada que as IR-6.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO