Elefantes levam as urnas para eleição na Indonésia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Indonésios vão as urnas para escolher o próximo presidente

Foto: Bay Ismoyo / AFP

Indonésios foram às urnas nesta quarta-feira (17)  para escolher o próximo presidente da terceira maior democracia do mundo. A apuração está em andamento.

O atual presidente, Joko Widodo, e o ex-general Prabowo Subianto são os principais candidatos.

O governo declarou feriado nacional para garantir a participação dos eleitores na votação. A Comissão Eleitoral esperava uma participação de 77,5% dos eleitores.

Além de eleger o presidente e seu vice, os eleitores também elegeram 575 representantes da Câmara Baixa, 136 da Câmara Alta, e novos representantes das câmaras legislativas provinciais e municipais.

Transporte das Urnas:

Indonésios vão as urnas para escolher o próximo presidente2

Foto: Chaideer Mahyuddin / AFP

As eleições presidenciais representam um desafio logístico gigantesco para as autoridades que mobilizam aviões, barcos e até elefantes para permitir a votação dos 190 milhões de eleitores registrados.

“É um país muito grande, faremos o melhor possível”, afirmou Arief Budiman, diretor da Comissão Eleitoral (KPU).

Na província de Aceh as autoridades utilizam elefantes, sobretudo para chamar a atenção dos eleitores. Na ilha de Java cavalos e búfalos são utilizados no transporte de urnas e cédulas aos pontos mais remotos.

Para facilitar o transporte aos mais de 800.000 centros de votação habilitados no país as urnas são de papelão e não de metal. “São muito sólidas”, afirma Arief Budiman, que garante a resistência à água, mas não a uma inundação.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO