Furacão Willa perde força no México

Furacão Willa perde força no México

Foto: Alfredo Estrella/AFP

O furacão Willa, que chegou na noite de terça-feira como categoria 3 na costa mexicana do Pacífico, foi rebaixada na manhã desta quarta-feira (24) para a categoria de depressão tropical. Esse termo é usado para sistemas em que os ventos não ultrapassam os 62 km/h.

Segundo boletim do Centro Nacional de Furacões, Willa ainda pode provocar fortes chuvas no centro-oeste e norte do México, mas que o fenômeno deve se dissipar nas próximas horas. Mais de 4.200 pessoas precisaram abandonar suas casas.

Um alerta do Serviço Meteorológico Nacional do México mostra possíveis deslizamentos de terra e alagamentos. O governo levou os 4.250 deslocados para 58 abrigos temporários.

Na comunidade de Escuinapa, Sinaloa, estavam reunidos 2.500 moradores. A maioria deles possuem casas construídas com material frágil em pequenos vilarejos da região dedicados à pesca. Eles estavam preocupados porque foram obrigados a abandonar seus poucos pertences.

O furacão passou com ventos de 195 km/h pelo estado de Durango, a 90 km de Mazatlan, e se deslocava a 28 km/h para o nordeste do país. De acordo com a imprensa mexicana, quando a tempestade passou para a categoria de depressão tropical, afetou também os estados de Sinaloa, Nayarit, Jalisco e Zacatecas, assim como a Ilhas Marias, onde fica uma prisão federal com quase 1.000 detentos.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO