Evo Morales chega ao México

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

Evo Morales chegou nesta terça-feira (12) ao México, país que lhe concedeu asilo após o ex-presidente da Bolívia renunciar ao cargo sob pressão das Forças Armadas bolivianas. Ele desceu da aeronave às 14h17 (de Brasília).

O boliviano embarcou na aeronave da Força Aérea mexicana por volta das 22h50 de segunda (11) no aeroporto de Chimoré, perto de Cochabamba – antigo reduto do ex-presidente. Antes, o avião fez uma parada para abastecimento no Peru, que autorizou a entrada do avião no espaço aéreo local.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard Casaubón, informou, em uma rede social, que “de acordo com as convenções internacionais vigentes, [Evo] está sob proteção do México. Sua vida e integridade estão salvas”.

Evo Morales chega ao México

Foto: Reuters/Edgard Garrido

O avião fez uma parada para se abastecer de combustível no Paraguai e voltou à Cidade do México.

Numa coletiva de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do México informou sobre a dificuldade de tirar Evo Morales da Bolívia e que estavam em andamento negociações com vários países para que a aeronave pudesse usar o espaço aéreo deles.

O Itamaraty confirmou que o voo com Evo passaria pelo Brasil. O pedido foi feito pelo México e atendido pelo governo brasileiro.

“Confirmamos que foi concedida autorização para sobrevoo de aeronave transportando o ex-presidente Evo Morales”, disse o Itamaraty.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO