Esqueleto de 500 anos é encontrado em Londres

Esqueleto de 500 anos é encontrado em Londres

Foto: MOLA Headland Infrastructure

Arqueólogos encontraram um esqueleto com botas de couro  bem preservadas em Londres, Inglaterra. Acredita-se que o homem tenha morrido há 500 anos e tenha sido um pescador, lenhador ou uma espécie de caçador de tesouros na lama.

A ossada mostra que o rapaz morreu deitado de frente, com a cabeça torcida para o lado. Um braço estava curvado acima da cabeça, sugerindo que ele caiu ou foi empurrado para o Rio Tâmisa.

“Ele pode ter trabalhado no rio e a maré ficou demais para ele, pode ter caído, poderia estar cansado, ou ter bebido demais. Nós não sabemos”,afirmou Beth Richardson, especialista da Mola Headland Infrastructure, em entrevista ao jornal The Guardian.

De acordo com os arqueólogos, ele teria vivido até o final dos anos 1400 ou início de 1500. A idade estimada do homem é de 35 anos. “O trabalho de conservação para preservar o couro ainda está em andamento, e não há um plano imediato para colocar as botas em exposição”, afirmou a pesquisadora.

Outras evidências podem ajudar a identificar a ossada, que apresenta sinais de doença articular degenerativa extensa ao longo da espinha e da articulação do quadril esquerdo. Para o  osteologista Niamh Carty, isso pode indicar que o rapaz fazia atividades físicas com frequência e sofria com dores.

O homem tinha ainda ranhuras nos dentes. Uma teoria é que ele estivesse puxando corda pela boca, como faziam os pescadores da época.

Foto: MOLA Headland Infrastructure)

Foto: MOLA Headland Infrastructure

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO