Erupção do vulcão Taal coloca Filipinas em alerta

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

O vulcão Taal, no sul da capital das Filipinas, começou a expelir lava e uma gigantesca coluna de cinzas e fumaça nesta segunda-feira (13). As autoridades alertaram para o risco de erupção “explosiva” iminente.

O alerta foi elevado para o segundo nível mais alto por causa do risco de uma erupção perigosa ocorrer em horas ou dias. Essa erupção pode desencadear um tsunami que atingiria cidades vizinhas – já que vulcão fica cercado por um lago.

Erupção do vulcão Taal coloca Filipinas em alerta

Foto: Derrick V. Quibael via Reuters

No último domingo (12), a capital acordou com os tremores de terra que antecederam a atividade vulcânica. Uma fina camada de poeira branca cobria casas e ruas ao redor do vulcão, localizado a cerca de 70 km de Manila.

No fim de semana, 16 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas nos arredores do Taal.

“A velocidade da escalada da atividade vulcânica do Taal nos pegou de surpresa”, afirma Maria Antonia Bornas, principal especialista de pesquisa científica do Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas.

Localizado no meio de um lago em uma área muito turística, o vulcão é um dos mais ativos do arquipélago – uma área de intensa atividade sísmica, devido à sua posição no Anel de Fogo do Pacífico.

No domingo, o cume do Taal ficou iluminado por raios. Essas luzes que geralmente ocorrem acima do vulcão fazem parte de em um fenômeno pouco conhecido atribuído à eletricidade estática, de acordo com a France Presse.

Erupção do vulcão Taal coloca Filipinas em alerta2

Foto: Aaron Favila/AP

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO