Donna Strickland é a primeira mulher a vencer o Nobel de Física em 55 anos

Donna Strickland é a primeira mulher a vencer o Nobel de Física em 55 anos

Foto: REUTERS/PETER POWER

Donna Strickland,Arthur Ashkin e Gérard Mourou são os ganhadores do prêmio Nobel de Física deste ano. A Academia Sueca anunciou nesta terça-feira (02) que os três dividirão o prêmio de 9 milhões de coroas suecas, equivalente a R$ 4.098.402.

O americano Arthur Ashkin, 96, foi premiado com metade do valor por sua pesquisa em pinças ópticas e a aplicação delas em sistemas biológicos. O francês Gérard Mourou, 74, e a canadense Donna Strickland dividirão os outros R$ 2 milhões. Eles ganharam por seu método de gerar pulsos de laser supercurtos de alta intensidade, utilizados em cirurgias para os olhos. Donna Strickland é apenas a terceira mulher a vencer o prêmio desde 1903, e a primeira desde 1963.

“Obviamente precisamos celebrar as mulheres, porque elas existem, e espero que esse número aumente com uma velocidade maior. Estou honrada em ser uma dessas mulheres”, disse Strickland em conferência após o anúncio. Ela ainda era estudante de doutorado quando fez a descoberta, orientada por Mourou

Sobre a quantidade de mulheres nomeadas, as nomeações para o Nobel são mantidas secretas por 50 anos, Olga Botner, membro do comitê, afirmou que “a porcentagem reflete o número de mulheres na ciência há 20 ou 30 anos. O número vem aumentando constantemente ao longo dos anos”.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO