Coreias do Sul e do Norte abrem escritório conjunto

Coreias do Sul e do Norte abrem escritório conjunto

Foto: Korea Pool / AFP

Coreia do Sul e Coreia do Norte inauguram nesta sexta-feira (14) um escritório conjunto de coordenação, no norte-coreano de Kaesong. O movimento de aproximação entre os dois países é mais um passo  antes da visita do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a Pyongyang na próxima semana (17).

“Um novo capítulo da história se abre hoje aqui”, disse o ministro sul-coreano da Unificação, Cho Myoung-gyon, durante a cerimônia inuaguração do escritório. “Este escritório de coordenação é um novo símbolo de paz criado conjuntamente pelo Sul e o Norte”, acrescentou.

O local inclui escritórios separados para o Norte e o Sul, assim como uma sala de conferências comum. Segundo Seul, este “canal de consultas e comunicação” permanecerá aberto as 24 horas do dia, durante todo o ano. Ao menos 20 representantes de cada país trabalharão no escritório.

As duas Coreias buscam facilitar os intercâmbios com a abertura do escritório. A ideia é multiplicar os projetos conjuntos em numerosos âmbitos desde a reunião de Kim e Moon em Panmunjom.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO