Coreias vão reconectar estradas e ferrovias

As Coreias do Norte e do Sul concordam em reconectar estradas e ferrovias

Foto: Corpo de Imprensa de Pyeongyang / AFP

As Coreias concordaram nesta segunda-feira (15) em começar a reconectar ligações ferroviárias e rodoviárias.

O acordo surgiu durante conversas ocorridas no vilarejo fronteiriço de Panmunjom que pretendem capitalizar a cúpula realizada entre Moon Jae-in, presidente sul-coreano, e Kim Jong-un, líder norte-coreano, no mês passado.

Segundo um comunicado conjunto divulgado pelo Ministério da Unificação sul-coreano “O Sul e o Norte chegaram a um acordo depois de debaterem sinceramente planos de ação para levar as relações intercoreanas a um patamar novo e mais elevado”.

As Coreias do Norte e do Sul combinaram realizar cerimônias no final de novembro ou início de dezembro para inaugurar os trabalhos de religação das ferrovias e estradas que foram desconectadas na Guerra da Coreia de 1950-53. Os dois lados farão estudos em conjuntos sobre os planos de transporte a partir do final deste mês, de acordo com o comunicado.

Ambos concordaram em debater até o final deste mês o plano de uma candidatura conjunta para a Olimpíada de 2032 e em estudar em novembro maneiras de retomar teleconferências e conversas por vídeo de famílias separadas pela guerra.

O acordo inclui o restabelecimento de uma missão militar conjunta, a suspensão de exercícios militares, uma zona de exclusão aérea próxima da fronteira e a remoção gradual de minas terrestres e de postos de guarda da Zona Desmilitarizada.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO