Confrontos na Catalunha deixaram 40 policiais e 131 manifestantes feridos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

Os confrontos registrados na Catalunha na segunda-feira (14) deixaram 40 policiais e 131 manifestantes feridos. No aeroporto El Prat, em Barcelona, um manifestante perdeu o olho e um outro, parte dos testículos.

Os protestos continuam nesta terça-feira (15) contra a decisão da Suprema Corte da Espanha de determinar penas de 9 a 13 anos de prisão para os líderes catalães envolvidos na tentativa de independência da região. Foram bloqueadas rodovias e ferrovias que dão acesso a Barcelona.

Confrontos na Catalunha deixaram 40 policiais e 131 manifestantes feridos

Foto: Bernat Armangue/AP Photo

Devido aos protestos, 45 voos foram cancelados nesta terça no El Prat, outros 110 voos já tinham sido cancelados na segunda, segundo a Reuters.

O terminal aéreo foi palco de um confronto logo depois da divulgação da sentença de prisão para nove líderes catalães. Dos 131 feridos, 115 se feriram no aeroporto. Um manifestante perdeu o olho após ser atingido por uma bala de borracha ou alguma outra arma não-letal.

Confrontos na Catalunha deixaram 40 policiais e 131 manifestantes feridos2

Foto: Lluis Gene/AFP

Um outro manifestante perdeu 40% da massa testicular no confronto com as forças de segurança no terminal 1, segundo relato dos organizadores do protesto ao jornal “El Mundo”.

Condenações:

A Suprema Corte da Espanha absolveu todos réus, que já estavam presos, da acusação mais grave, a de rebelião, os nove foram condenados a penas de prisão que vão de 9 a 13 anos por sedição.

A sentença contra os separatistas volta a colocar a questão da Catalunha no centro do debate político, a menos de um mês de novas eleições nacionais legislativas, em 10 de novembro.

A ofensiva independentista da Catalunha atraiu a atenção do mundo, provocou a maior crise política espanhola em décadas e causou apreensão nos mercados financeiros.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO