Atirador que matou 2 na França tem 27 condenações na França, Alemanha e Suíça

Atirador que matou 2 na França tem 27 condenações na França, Alemanha e Suíça

Foto: Frederick Florin/AFP

O homem que abriu fogo no mercado de Natal de Estrasburgo na terça-feira (11) tem 27 condenações por crimes comuns cometidos na França, na Alemanha e na Suíça. Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas. Ele segue foragido.

“Cherif C. nasceu em 24 de fevereiro de 1989, em Estrasburgo. Ele é bastante conhecido dos serviços de polícia e da Justiça por ter praticado crimes comuns, principalmente por envolvimento em roubos e violência. Seu histórico criminal tem 27 condenações por crimes comuns cometidos em quase todos na França, mas também na Alemanha e igualmente na Suíça”, contou o procurador-geral francês, Rémy Heitz.

Heitz disse que Cherif C., de 29 anos,   já foi preso várias vezes e está na ficha “S”, que indica tendência à radicalização e, por isso, era acompanhado pela serviço de inteligência francês. Os investigadores dão essa evolução em seu comportamento a uma passagem pela prisão em 2015, o que levou seu nome a ser incluído no arquivo de suspeitos.

“Foi durante essas temporadas na cadeia que detectamos uma radicalização nas práticas religiosas dele. Mas nunca houve sinais de que ele estava preparando um ataque”, explicou Laurent Nuñez, o vice-ministro do Interior francês.

A discussão do suspeito com um taxista  permitiu que ele fosse identificado pelas autoridades. Chérif C  carregava uma arma de fogo e uma faca.O suspeito ficou ferido após trocar tiros com a polícia.

Cerca de 350 policiais e gendarmes, apoiados por dois helicópteros e soldados da operação militar de vigilância antiterrorista, foram mobilizados na busca.

Quatro pessoas relacionadas ao Chérif C. foram detidas durante a noite para interrogatório.  O suspeito vivia sozinho no mesmo bairro que seus pais. Na sua casa, a polícia encontrou encontrou granadas.

– Ataque

O ataque  aconteceu por volta das  20h de terça-feira (11) deixando dois mortos e 14 feridos em três pontos do mercado natalino de Estrasburgo. Uma investigação determinará como ele conseguiu entrar no Mercado de Natal com armas, já que o dispositivo de segurança prevê o registro de todas as pessoas que entram no local.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO