Afundado em 1905, navio russo que carregava R$ 500 bi em ouro é localizado

O navio russo, Dmitrii Donskoi, desaparecido há 113 anos foi emcontrado no litoral da ilha de Ulleungdo, que fica a 120km ao leste da Península da Coreia. De acordo com relatos da época, a embarcação carregava barras e moedas de ouro no valor de o equivalente a R$ 500 bilhões e dinheiro em espécie para o pagamento de pessoal da Marinha russa e teria sido afundado em maio de 1905, durante a guerra entre a Rússia e o Japão.

A embarcação foi envolvida na batalha de Tsushima, que terminou com vitória da Marinha japonesa. De acordo com reportagem do “Daily Telegraph”, o ouro foi transferido ao cruzador à medida que outros navios da frota iam afundando após ser atingidos por canhões nipônicos. O Dmitrii Donskoi foi atingido por disparos inimigos quando fugia para Vladivostok (Rússia).

Durante anos a empresa sul-coreana caçadora de tesouros Shinil Group trabalhou para identificar com precisão a localização do Dmitrii Donskoi. São 5.500 caixas pesando 2.000 toneladas de ouro, uma parte será entregue à Rússia.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO