Achado o 9º planeta “duende” do Sistema Solar

Achado o 9º planeta "duende" do Sistema Solar

Foto: Nasa/BBC

Após anos de busca, cientistas descobrem evidências de que o 9º planeta do Sistema Solar, pode realmente existir. O planeta tem apenas 300 quilômetros de diâmetro.

A órbita do planeta com nome técnico de “2015 TG387”, recebeu o apelido de Golbin ou o “Duende”. Sua descoberta foi anunciada na terça-feira (2), pelo Centro de Planetas Pequenos da União Astronômica Internacional. O “Planeta 9” ou “Planeta X” fica depois do palneta-anão Plutão.

O novo objeto, que está muito longe do Sol, apoia a ideia da existência de um planeta ainda mais distante e maior, uma “superterra”.

Segundo os cientistas “O Duende” seria um pequeno indicador da presença do hipotético “Planeta X”, um gigante que eles acreditam existir além do Sistema Solar. Ele está 2,3 mil vezes mais distante do Sol do que a Terra e aproximadamente duas vezes e meia mais longe do que Plutão está do Sol levando 40 mil anos para dar uma volta ao redor do nosso astro.

O estudo que localizou o pequeno planeta ficou por conta do Instituto Carnegie para a Ciência, da Universidade do Norte do Arizona e da Universidade do Havaí.

“O Planeta X parece afetar o 2015 TG387 da mesma maneira que aos demais objetos do Sistema Solar extremamente distantes. As simulações não demonstram que haja outro planeta maciço em nosso Sistema Solar, mas são um indício a mais de que pode haver algo grande ali”, disse o astrônomo Chad Trujillo, da Universidade do Norte do Arizona.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO