A maior ponte marítima do mundo é inaugurada na China

maior ponte marítima do mundo, inaugurada na China

Foto: Anthony Wallace / AFP

A maior ponte de travessia marítima do mundo foi inaugurada oficialmente por Xi Jinping, presidente da China, nesta terça-feira (23) em Zhuhai, junto com os líderes de Hong Kong e Macau. A ponte será aberta ao tráfego regular na quarta-feira.

Grande parte da população criticou o projeto que foi feito para impulsionar o crescimento econômico. De acordo com os moradores a obra “ não passa de um elefante branco e causou sérios danos à vida marinha em seu entorno, além de mortes de trabalhadores.”

A ponte que durou 9 anos para ser finalizada tem 55 km e liga Hong Kong a Macau e à cidade chinesa de Zhuhai. O custo foi em torno de US$ 20 bilhões, cerca de R$ 73,7 bilhões. A travessia marítima foi projetada para resistir a terremotos e tufões, foi construída usando 400 mil toneladas de aço, o suficiente para erguer 60 torres Eiffel.

Cerca de 30 km do seu comprimento total atravessa o mar do delta do Rio das Pérolas. Para permitir a passagem de navios, uma seção de 6,7 km no meio mergulha em um túnel submarino que passa entre duas ilhas artificiais. As seções restantes são estradas de ligação, viadutos e túneis terrestres que conectam Zhuhai e Hong Kong à ponte principal.

A obra foi marcada para ser entregue em 2016, mas devido à escassez de mão de obra e de materiais de construção o cronograma teve que ser refeito. A construção também foi marcada por problemas em questões de segurança, pelo menos 18 trabalhadores morreram em serviço.

– Qualquer um pode atravessar a ponte?

Não. Aqueles que querem atravessar a ponte devem obter licenças especiais, distribuídas por um sistema de cotas. E todos os veículos pagam um pedágio. A ponte não é atendida por transporte público, mas ônibus privados farão o percurso. Não há ligação ferroviária.

Autoridades inicialmente estimaram que 9,2 mil veículos atravessariam a estrutura todos os dias. Posteriormente, depois que novas redes de transporte foram criadas na região, eles reduziram suas estimativas.

 

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO