Peixe quase extinto é achado em barco no acesso ao Porto de Santos

Peixe quase extinto é achado em barco no acesso ao Porto de Santos
Peixe quase extinto é achado em barco no acesso ao Porto de Santos
Foto: G1 Santos

Um pescador foi autuado ao ser flagrado transportando um mero (Epinephelus itajara) no acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O peixe, cuja espécie está ameaçada de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), tem a pesca proibida no país desde 2002.

O flagrante foi realizado nas proximidades da comunidade Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, por uma equipe da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental, informou a corporação nesta sexta-feira (31). O peixe, de 30 kg e 1,1 metro de comprimento, foi encontrado já morto em um pequeno barco de madeira.

Aos policiais, o suspeito que conduzia o barco, cujo nome não foi informado, negou a pesca. Ele disse que o retirou do mar já sem vida nas proximidades da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no início do Canal do Estuário, que serve de acesso aos navios que atracam nos terminais do Porto de Santos.

Há 16 anos, em razão da redução do número de indivíduos da espécie, foi proibida a pesca, o transporte, a descaracterização, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização da espécie, segundo instrução inicial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O homem flagrado foi multado pelos policiais militares ambientais em R$ 2,6 mil, mas responderá em liberdade por crime ambiental, ocorrido dentro da Zona de Amortecimento do Parque Estadual Xixová-Japuí. O peixe apreendido foi imediatamente doado pela polícia ao Grupo Escoteiros Lobo Guará, de Guarujá.

Fonte: G1

 

 

Editor VisãoTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.