Orca carrega filhote morto durante dias

Orca carrega filhote morto durante dias

30Uma orca foi vista carregando o corpo do seu filhote nas águas da costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá. Ele morreu na última terça-feira pouco depois de nascer. A mãe foi vista pela última vez com o filhote morto às 19h do horário local na quinta-feira passada.

Orcas são conhecidas por carregarem carcaça de filhotes por até uma semana, elas podem viajar em média 120 km por dia. A carcaça do filhote estava afundando e sendo repetidamente resgatada pela fêmea, de acordo com o Center for Whale Research (centro de pesquisas de baleias), que trabalha pela preservação das orcas residentes do sul, comunidade de animais da porção nordeste do Oceano Pacífico.

Um membro do time do centro de pesquisas viu o filhote nadando ao lado de sua mãe, batizada pela equipe de “J35”, na terça. Mas o filhote morreu meia hora depois da equipe chegar, segundo o centro de pesquisas.

A mãe foi vista carregando o recém-nascido com sua cabeça e o empurrando em direção à ilha San Juan, perto do Estado de Washington, nos EUA. Um morador da ilha disse ter visto um grupo de cinco ou seis orcas no pôr do sol com o filhote morto. “Eles se reuniram em um círculo fechado, próximo da superfície em um movimento circular harmônico por quase duas horas”, disse.

As orcas residentes do sul do Canadá e dos Estados Unidos correm risco de extinção. A comunidade, que tem cerca de 75 indivíduos, é frequentemente encontrada perto da ilha de Vancouver, no Canadá, e nas águas marítimas do Estado de Washington, nos EUA.

Pesquisas indicam que só cerca de um terço das orcas nascidas nos últimos 20 anos sobrevivem. Segundo o centro, nenhuma gravidez nos últimos três anos produziu um filhote que tenha sobrevivido.

Fonte: BBC News Brasil

 

 

 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.