Cientistas descobrem chimpanzés que comem tartarugas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os chimpanzés comem de tudo um pouco: frutas, cupins, pequenos roedores e antílopes e até mesmo outros macacos. Mas, até o momento, ninguém tinha presenciado um chimpanzé comendo um réptil.

Cientistas descobrem chimpanzés que comem tartarugas

Foto: Reprodução/Nature-Erwan Théleste

Cientistas descobriram um grupo de chimpanzés que vive no Parque Nacional Loango, Gabão. Os onívoros caçam e comem tartarugas.

O comportamento é idêntico ao processo para comer coco. Os chimpanzés batem o casco da tartaruga em árvores até que ele rache. Uma vez que o robusto casco se abre, o chimpanzé comem a carne da tartaruga, segundo informações da revista científica “Nature”.

Assista:

Estudo:

Simone Pika, da Universidade de Osnabrück, e Tobias Deschner, do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária, ressaltaram a engenhosa “técnica percussiva” dos chimpanzés.

“É conhecido há décadas que chimpanzés se alimentam da carne de variadas espécies, mas até agora o consumo de répteis não havia sido observado”, afirmou Deschner.

“O que é particularmente interessante é que eles usam uma técnica percussiva, que normalmente aplicam para abrir frutas com casca dura, a fim de chegar à carne de um animal que é praticamente inacessível a qualquer outro predador”, acrescentou.

O comportamento só é observado durante a época da seca na região africana, o que acrescenta mais curiosidade a dieta dos chimpanzés, pois a oferta de frutas é abundante nesse período.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO