Mamífero mais antigo do Brasil viveu no interior de São Paulo

Hoje (30) foi publicada pela ‘’Royal Society Open Science’’ a descoberta do dente do mamífero mais antigo do Brasil, encontrado no meio da fazenda Buriti, em General Salgado. O Brasilestes stardusti viveu entre 70 e 87 milhões de anos atrás, onde hoje se localiza o noroeste do estado de São Paulo. O descobrimento foi realizado em parceria de instituições nacionais e internacionais.

O dente tem 3,5 milímetros, é um molar e é três vezes maior do que quase todos os dentes conhecidos em mamíferos que viveram na era Mesozóica – ou idade dos dinossauros.

Encontrado em janeiro de 2016, o nome Brasilestes stardusti, faz uma homenagem a canção ‘’Ziggy Stardust’’, do cantor David Bowie, que morreu no mesmo ano. O estudo do dente foi encerrado somente em 2018.

O artigo foi projetado pela Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Campinas, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO