Mamífero mais antigo do Brasil viveu no interior de São Paulo

Mamífero mais antigo do Brasil viveu no interior de São Paulo

Hoje (30) foi publicada pela ‘’Royal Society Open Science’’ a descoberta do dente do mamífero mais antigo do Brasil, encontrado no meio da fazenda Buriti, em General Salgado. O Brasilestes stardusti viveu entre 70 e 87 milhões de anos atrás, onde hoje se localiza o noroeste do estado de São Paulo. O descobrimento foi realizado em parceria de instituições nacionais e internacionais.

O dente tem 3,5 milímetros, é um molar e é três vezes maior do que quase todos os dentes conhecidos em mamíferos que viveram na era Mesozóica – ou idade dos dinossauros.

Encontrado em janeiro de 2016, o nome Brasilestes stardusti, faz uma homenagem a canção ‘’Ziggy Stardust’’, do cantor David Bowie, que morreu no mesmo ano. O estudo do dente foi encerrado somente em 2018.

O artigo foi projetado pela Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Campinas, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.