Mais de mil casos de sarampo foram confirmados no Brasil em 2018

Mais de mil casos de sarampo foram confirmados no Brasil em 2018

Brasil registrou mais de mil casos de sarampo em 2018, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (1°) pelo Ministério da Saúde. São 1053 casos confirmados até o dia 1º de agosto, um aumento de 232 casos desde o dia 17 de julho.

Desde 1999, o Brasil não registrava número tão alto de casos confirmados em um único ano. Na época, foram 908 casos de sarampo no país.

Segundo o boletim, Roraima e Amazonas são os estados que registram surto da doença e, em ambos os casos, os surtos estão relacionados à importação do vírus. “Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”, informa a pasta.

O Amazonas tem a situação mais preocupante. Até esta quarta-feira, já haviam sido confirmados 742 casos da doença no estado, sendo que há ainda 4.470 casos que permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 280 casos da doença e 106 continuam sob suspeita.

Além disso, outros cinco estados também registraram casos da doença. São eles: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). Segundo o Ministério, a pasta “permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”.

O Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação de 2018 nesta terça-feira (31). A partir do dia 6 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo. O objetivo da campanha é imunizar mais de 11 milhões de crianças.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.