Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

Neste mês, o Hemorio celebra o Junho Vermelho – definido no calendário nacional para lembrar a importância da doação de sangue, obter mais doadores e reforçar o estoque. Cada bolsa de sangue doada pode salvar a vida de até quatro pessoas.

A campanha tem o intuito de reforçar os estoques para o mês de julho que, geralmente, registra queda de doadores por causa das férias escolares. No próximo mês também acontece a Copa do Mundo, o que gera preocupação com a frequência de doadores. Em maio, o hemocentro do Rio teve a coleta prejudicada por causa da paralisação dos caminhoneiros.

O hemocentro coordenador do estado, recebeu entre os meses de janeiro e maio de 2018 mais 7% de voluntários, comparado ao mesmo período do ano passado.

Os requisitos básicos para doação são: Portar documento oficial de identididade com foto, estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes e ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias – jovens com 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou responsáveis legais.

O salão de doadores funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7 às 18h, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio. Para esclarecer dúvidas e informações sobre outros lugares de coleta, Disque-Sangue (0800 282 0708). Doar sangue é um ato de solidariedade e que pode salvar vidas.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.