Funk cresce 3.421% fora do país nos últimos anos

Funk cresce 3.421% fora do país nos últimos anos

Um levantamento do Spotify mostrou que o consumo de playlists de funk brasileiro cresceu 3.421% fora do país nos últimos anos. Os Estados Unidos lideram a lista das nações que mais ouvem funk, seguido por Portugal e Argentina.

A plataforma Spotify tem 13 playlists oficiais dedicadas ao funk e uma das principais – “Mother Funk”- é promovida apenas no exterior. Um dos fatores que ajudam a explicar o sucesso do gênero musical são as parcerias realizadas entre funkeiros brasileiros e artistas internacionais.

‘’Vai malandra’’, de Anitta com MC Zaac, Tropkillaz, DJ Yuri Martins e o rapper americano Maejor é a faixa de funk mais ouvida globalmente na história do Spotify. Até agora o funk mais ouvido fora do Brasil em 2018 é ‘’Bum bum tam tam’’ do MC Fioti – a música ganhou uma versão trilíngue.

O consumo de funk deixou de existir apenas no eixo Rio-São Paulo. O maior crescimento foi registrado no Paraná (135,1%), seguido por Tocantins (131.7%) e Rondônia (123%). Veja o mapa elaborado pelo aplicativo que mostra a internacionalização do gênero ao longo dos anos.

Confira a entrevista da Eve DJ com o DJ Marlboro, principal responsável por levar o ritmo dos bailes às discotecas de elite.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.