Fósseis de animais com mais de 40 milhões de anos são encontrados em terreno público

Fósseis de animais com mais de 40 milhões de anos são encontrados em terreno público

Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foram encontrados fósseis de animais que podem ter vivido há mais de 40 milhões de anos. A descoberta foi realizada por pesquisadores de universidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco.

De acordo com os especialistas, os fósseis encontrados no terreno público, se formaram no período conhecido como Eoceno e correspondem a animais considerados ‘’parentes distantes’’ de gambás, crocodilos e tatus. A prefeitura informou que assinou um decreto determinando o tombamento e anunciou a construção de um parque no local.

Em 2013, estudantes de geologia que faziam aula no local, encontraram o primeiro fóssil – um pedaço de dente. Todo material coletado é levado para preparação e identificação em laboratórios.

Estudiosos das Universidades Federais do Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRGS), Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Cascavel, estão conduzindo os trabalhos. Os especialistas ressaltam a importância de preservar e explorar cientificamente o terreno.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.