Lago com água líquida é descoberto em Marte

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (25) a descoberta do maior corpo de água líquida já encontrado em Marte. Localizado a 1,5 quilômetros abaixo de uma camada de gelo marciano, o lago tem cerca de 20 quilômetros de largura. A descoberta levanta a possibilidade de haver mais água e, talvez, vida em Marte, afirma o texto publicado na revista americana “Science”.

Segundo a publicação, a presença de água líquida nas calotas polares de Marte já levantava suspeitas dos pesquisadores há 30 anos, mas ainda não tinha sido confirmada. Os cientistas observaram o Planeta Vermelho com um radar de baixa frequência da nave Mars Express, usado em busca de água líquida por mais de 12 anos. O conteúdo coletado entre os anos de 2012 e 2015, de acordo com a “Science”, mostra evidências de que há água líquida sob uma camada de gelo no Sul do planeta.

Saber se outros lugares além da Terra já abrigaram vida é uma das grandes perguntas da ciência e as novas descobertas oferecem evidências promissoras. A água é considerada um ingrediente fundamental para a existência de vida. Os pesquisadores disseram que poderia levar anos para verificar se há vida neste lago, algo que poderia inspirar uma futura missão para perfurar o gelo, a fim de coletar amostrar do líquido.

Fonte: AFP