Impressora 3D constrói casas em 24 horas e de baixo custo

Impressora 3D constrói casas em 24 horas e de baixo custo

A impressora 3D Vulcan é capaz de construir uma casa de 55 a 74 metros quadrados em 24 horas por US$ 4 mil (cerca de R$ 15.520). O projeto da ONG New Story com a startup ICON tem como objetivo usar a tecnologia para a construção de residências em países de baixa renda. A primeira habitação feita com o aparelho está localizada no Texas, nos Estados Unidos, e foi concluída em março deste ano.

O equipamento tem uma tonelada distribuída por 6,9 m x 3,3 m x comprimento que varia de acordo com a necessidade da obra. Consegue entregar uma cozinha, quarto, banheiro, sala e varanda. Os ajustes finais, como a colocação de telhados, portas e janelas, instalação elétrica e de encanamentos, bem como a pintura, ficam por conta dos trabalhadores da construção.

As casas são feitas basicamente de argamassa, composta por itens fáceis de encontrar, como areia, cimento e plastificantes. A Vulcan é ecologicamente correta. Segundo a empresa responsável, se comparada ao método tradicional de construção, a impressão gera praticamente zero resíduos. O aparelho também apresenta eficiência energética, é movido por seis motores elétricos que exigem somente 240 volts de potência.

O primeiro local a receber o projeto deverá ser El Salvador, já em 2019. O plano é de produzir 100 moradias para os mais necessitados. Segundo a empresa, no futuro, todos viverão em moradias impressas. “É só uma questão de tempo”, prometem. E ainda desejam levar a tecnologia ao espaço sideral. De acordo com o site Wired, a Icon está participando de um concurso da Nasa para desenvolver habitats espaciais capazes de serem impressos com material nativo, ou seja, aquilo que estiver disponível no solo do planeta.

 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.