Cientistas conseguem retardar e reverter envelhecimento pela primeira vez

Um estudo conseguiu retardar e até reverter o envelhecimento pela primeira vez na história. O informação foi publicada por pesquisadores norte-americanos no periódico científico Aging Cell.

Na pesquisa, nove homens saudáveis, com idades entre 51 e 65 anos, tomaram um coquetel de três medicamentos comuns durante um ano.

Os resultados surpreenderam a todos, inclusive os cientistas: os participantes da pesquisa “perderam” em média 2,5 anos de suas idades biológicas.

Cientistas conseguem retardar e reverter envelhecimento pela primeira vez

Foto: Pixabay

Os cientistas concentraram as análises em marcadores genéticos e perceberam que o sistema imunológico dos voluntários mostrou sinais de rejuvenescimento.

“Eu esperava ver a desaceleração do relógio biológico, mas não sua inversão. Isso parece meio futurista”, afirmou o geneticista Steve Horvath, da Universidade da Califórnia, em comunicado.

Os pesquisadores, contudo, lembraram que as descobertas são preliminares, já que a análise foi feita com poucas pessoas e não incluiu um grupo de controle, para comparar os efeitos em quem não tomou os medicamentos.

O experimento:

Os cientistas conseguiram detectar as alterações genéticas nos voluntários acompanhando modificações químicas em genes específicos. Um dos principais testes analisou se o hormônio do crescimento poderia ser usado na restauração da glândula timo, que tem um papel essencial no sistema imunológico e também no envelhecimento.

É nela onde os linfócitos-T, que compõem o exército de defesa do organismo, se desenvolvem para ajudar o corpo a combater doenças infecciosas e tumores malignos, por exemplo. O problema é que, conforme vamos envelhecendo, essa glândula vai diminuindo e acumulando gordura.