Astronauta da Nasa afirma que enviar humanos a Marte seria ‘estúpido’

Astronauta da Nasa afirma que enviar humanos a Marte seria 'estúpido'

Foto: Nasa

Bill Anders, piloto da nave Apollo 8, a primeira a deixar a órbita da Terra, disse à BBC que é “estúpido” planejar missões humanas a Marte. A agência aeroespacial dos Estados Unidos, está atualmente planejando novas expedições humanas à Lua.

Anders afirma apoiar os programas não tripulados, “principalmente porque são muito baratos”. Mas ele disse que não há apoio popular para o financiamento de expedições com humanos, muito mais caras.

“Qual é a necessidade? O que está nos pressionando a ir a Marte?”, ele questionou, acrescentando: “Não acho que o público esteja tão interessado”.

O ex-astronauta critica a trajetória da  agência aeroespacial  desde os dias em que o presidente John F. Kennedy prometeu levar o homem à Lua até o fim dos anos 1960. “A Nasa seria incapaz de chegar à Lua hoje. Eles estão muito engessados. A Nasa se transformou em um cabide de empregos.”

Anders também critica a decisão da agência de se concentrar na exploração de órbitas próximas à Terra após o encerramento do programa Apollo, nos anos 1970. “Acho que o ônibus espacial foi um erro sério. Ele não fez quase nada além de ter um lançamento empolgante, e nunca cumpriu suas promessas”, ele disse.

“A estação espacial só está lá porque houve o ônibus espacial e vice-versa. A Nasa administrou mal o programa tripulado desde os últimos pousos lunares.”

Também é uma opinião que Anders sabe que pode causar embaraço na comunidade espacial. “Não sou um cara muito popular na Nasa por dizer isso, mas é o que eu penso.”

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO