Verão começa nesta sexta à noite

Verão começa nesta sexta à noite

Foto: Cris Faga/Estadão Conteúdo

O verão  começa oficialmente às 20h22 desta sexta-feira (21) no Hemisfério Sul e vai até 20 de março de 2019.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia,  Inmet, esse período  se caracteriza pela elevação da temperatura e dias mais longos que as noites, além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

Segundo  a previsão do Inpe, de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os próximos três meses devem ser de temperaturas acima da média histórica no Brasil.

O período será influenciado pelo El Niño. A chuva é frequentena maior parte da região Norte, com exceção do Amazonas; em grande parte do Centro-Oeste, exceto no sul do MS, e em grande parte do Sudeste, com exceção do Rio. Também haverá chuvas acima da média em alguns estados do Nordeste: na Bahia, litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte, além do sul do Piauí e do Maranhão.

“Devido às suas características climáticas, o verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”, disse o instituto.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO