Sexto voo com deportados dos EUA pousa no Aeroporto Internacional de BH

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Spread the love

Mais um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou nesta segunda-feira (2) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.

Segundo a assessoria do terminal, o desembarque aconteceu por volta das 13h30. Este é o sexto voo fretado pelo governo norte-americano com brasileiros deportados dos EUA a chegar em Confins desde o ano passado.

Sexto voo com deportados dos EUA pousa no Aeroporto Internacional de BH

Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Federal afirmou que a estimativa é que cerca de 120 deportados estavam no avião. Muitos têm os celulares apreendidos quando são detidos pela imigração americana e, por isso, não conseguem avisar os parentes da chegada.

Outros passageiros chegam famintos da viagem. Muitos disseram que passaram fome nos Estados Unidos e que não comeram nada durante o voo.

Brasil não aceitava voos fretados com deportados desde 2006

A decisão de não aceitar mais o fretamento de aviões veio em 2006 quando, depois de uma CPI que investigou as deportações de brasileiros, o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior, incluindo aqueles acusados de imigração ilegal.

O número de imigrantes brasileiros presos nos Estados Unidos tentando cruzar a fronteira pelo México aumentou mais de 10 vezes no último ano fiscal norte-americano (outubro de 2018 a setembro de 2019), chegando a 17.900, contra 1.500 no ano fiscal anterior. Em 2019, cerca de 850 mil pessoas de diversas nacionalidades foram presas tentando cruzar a fronteira dos EUA.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO