Principais momentos da posse de Jair Bolsonaro

Principais momentos da posse de Jair Bolsonaro

Foto: Célio Messias/Estadão Conteúdo

Jair Bolsonaro (PSL), de 63 anos, tomou posse na terça-feira (1º) em Brasília como 38º presidente da República. O mandato vai até 31 de dezembro de 2022.

De acordo com o Governo Federal, a posse foi acompanhada por cerca de 115 mil pessoas e foi marcada pelo maior aparato de segurança da história.

O presidente fez dois discursos e reafirmou as bandeiras apresentadas na campanha eleitoral. Defendeu, ainda, um “pacto nacional” e disse que irá “restabelecer a ordem” no Brasil.

A cerimônia de posse teve as seguintes etapas:

– Saída da Granja do Torto

Bolsonaro deixou a Granja do Torto, Brasília, às 14h20 em direção à Esplanada dos Ministérios. O comboio chegou à Catedral de Brasília aproximadamente 10 minutos depois. O presidente e a primeira-dama, Michelle, cumprimentaram o padre Firmino e seguiram em desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios.

– Desfile em carro aberto

Durante o desfile, Bolsonaro e Michelle acenaram ao público. Carlos Bolsonaro, filho do presidente, é vereador do Rio de Janeiro e acompanhou o casal na parte de trás do veículo.

–  Posse no Congresso

Após o desfile em carro aberto, Bolsonaro se encaminhou ao plenário da Câmara dos Deputados, onde foi declarado presidente, assinou o termo de posse e fez o primeiro pronunciamento como novo chefe de Estado brasileiro.

– Discurso no Congresso

Jair Bolsonaro toma posse e promete combate à corrupção e à criminalidade 

Foto: Walterson Rosa/Folhapress

– Transmissão da faixa

Presidente Jair Bolsonaro saúda o povo depois de receber a faixa presidencial.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente chegou ao Palácio do Planalto acompanhado da primeira-dama e do  vice-presidente da República, o general Hamilton Mourão.

Eles foram recebidos por Michel Temer e pela ex-primeira-dama Marcela na rampa do palácio. Todos se dirigiram ao parlatório do Planalto, onde houve a transmissão da faixa presidencial, às 17h.

– Discurso da primeira-dama em Libras

6. Discurso da primeira-dama em Libras

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes do tradicional discurso no parlanatório, a nova primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez um discurso inesperado em Libras. A primeira-dama é engajada em causas de pessoas com deficiência.

Ela faz parte do Ministério de Surdos e Mudos da Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde atua como intérprete de Libras nos cultos  aos domingos.

–  Discurso no parlatório

Discurso no parlatório

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Já com a faixa de presidente da República, Bolsonaro fez o primeiro pronunciamento à nação, onde prometeu “tirar peso do governo sobre quem trabalha e produz” e “restabelecer a ordem neste país”.

Depois do discurso, o público chamou o presidente de “mito” e entoou o grito “o capitão voltou”. O presidente ficou emocionado.

– Cumprimentos no Planalto

Jair Bolsonaro se dirigiu à área interna do Palácio do Planalto, onde recebeu cumprimentos de líderes internacionais e convidados. Entre eles: Mario Abdo Benítez (Paraguai), Tabaré Vázquez (Uruguai), Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Sebastián Piñera (Chile) e Evo Morales (Bolívia).

– Posse dos ministros

Posse dos ministros

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Ao todo,  21 ministros tomaram posse.Sérgio Moro (Justiça), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), general Augusto Heleno (Segurança Institucional), general Santos Cruz (Secretaria de Governo), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Ricardo Vélez Rodríguez (Educação).

–  Recepção no Itamaraty

Na última etapa da posse no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, a recepção é oferecida a líderes internacionais que acompanharam a posse e a convidados do novo presidente da República.

Share.

About Author

DEIXE SEU COMENTÁRIO